Como se dá a influência da Antiga Magia Egípcia na Magia Popular e Cultura Copta do Egipto , o que há entre as ordens Sufis que pode remeter ao conhecimento mágico do Antigo Egipto ? Há relatos de "Bruxas" no Egipto essas práticas podem ter relação ou talvez alguma sobrevivência das antigas magias egípcias ?
top of page

bottom of page

A propria senhora Isis (Aset) era uma feiticeira/bruxa, o mesmo digo sobre o senhor Anúbis (Anpu) entre outras deidades egípcias. Os termos feitiçaria e bruxaria são sinônimos, ambos são associados a pratica de magia/feitiçaria (forcas ocultas) para realização de algo.
Agradeço! Sei da problemática em usar o termo bruxa por isso coloquei entre aspas era para facilitar um entendimento das pessoas por ser um termo bem popular !
Miebis, a antiga prática mágica egípcia era considerada em dois aspectos: institucional e popular doméstica. Quanto à cultura copta, há que se entender que certos elementos de sincretismo passaram a ocorrer mediante a heterogeneidade étnica e de costumes e crenças nesse período. Por tanto, o sufismo, enquanto vertente mística do Islam, segundo Gadalla, oferece alguns indicativos que o conhecimento místico kemético teve algum papel também em sua estrutura.
Quanto à segunda pergunta, sobre "relatos de bruxas" no Egito, primeiro que o termo tem origem duvidosa, possivelmente pre-romana, mas não podemos plantá-lo em qualquer outra cultura e época. No entanto, o que mais se poderia aproximar à ideia de bruxa ou bruxaria em Kemet é a prática de "feitiçaria", que pode ser um pouco problemática, ainda assim, mas se pensarmos na ideia de magia popular, ou seja, aquela praticada por individuos, sem a estrutura institucional da religião, dos sacerdotes, etc, pode-se dizer que sim, havia uma forma individualizada de práticas mágicas mais populares.
https://youtu.be/d0Q6df7H09s
Aqui o link sobre Bruxas no Egipto para debatermos !